Sapatos Masculinos - Como usar em devidas ocasiões

10 de Agosto 2017 - Escrito por FIP - Feira da Moda

Sapatos, dependendo da forma como são usados, têm o poder de destacar ou diminuir qualquer look. Eles são as peças responsáveis por dar aquele toque final na produção e, em alguns casos, chamam mais atenção do que as próprias roupas em si.


Muitas questões rondam o uso dos sapatos na moda, mas você sabe qual o modelo ideal usar para em cada ocasião? Confira as dicas que preparamos e veja como escolher o calçado ideal para cada estilo de roupa:



Oxford


Um clássico entre os sapatos, o Oxford é considerado um modelo elegante e sofisticado. Por ser um calçado originalmente masculino, recomenda-se que seja utilizado em produções mais formais, preferencialmente com terno. Nas versões de camurça, o sapato ganha um ar mais despojado e pode compor looks casuais com peças de jeans ou sarja.



Derby


Este modelo tem ganhado força entre os homens que gostam de se vestir com elegância, mas sem aquele toque formal demais. Uma característica dos modelos Derby são as abas costuradas por cima da mesma peça de couro, que vem do bico do calçado. Por ser um pouco mais casual e versátil que o Oxford, ele pode ser usado tanto com blazer e calça jeans escura, quanto com calças de alfaiataria e camisa.



Monk


Esse é um dos modelos mais fáceis de identificar. Os sapatos estilo Monk têm uma alça de couro presa por uma fivela de metal em sua lateral. Ele é um sapato formal, mas ainda assim não supera a formalidade e elegância dos modelos Oxford. O ideal é usar esse modelo em ocasiões não muito formais, mas que exigem terno com ou sem gravata. Outra forma de usar é combinando com calça de alfaiataria e camisa social.



Mocassim


O Mocassim masculino fica muito bem com calças de sarja ou jeans. Para um look despojado, aposte nas tradicionais calças brancas com camisa xadrez, peça que não pode faltar no guarda-roupa de quem gosta de um estilo mais alternativo. No verão, o mocassim em couro cabe muito bem com bermudas, deixando a produção mais elegante.



Loafer


Sem cadarço ou fivela esse modelo traz, na maioria dos casos, uma faixa de couro no peito do pé, que algumas vezes pode ser adornada por uma placa de metal ou mesmo uma fivela. O Loafer é um sapato casual e esportivo que deve ser usado sem meias com bermudas e calça jeans.



Brogue


O sapato estilo Brogue foi criado a partir do modelo tradicional Oxford para ser uma opção mais informal e descolada. Com variações de cores e diversos detalhes, o Brogue pode ser usado em qualquer ocasião do cotidiano, com roupa social ou jeans.



Dock side


É uma variação náutica do Mocassim, que apresenta geralmente cadarços em couro, passado por ilhoses na lateral do sapato. Um modelo casual, que pede roupas leves e deve ser usado sem meias.



Side Gore


É uma adaptação do Loafer que tem duas tiras de elástico em suas laterais, facilitando o uso. Pode ser usado com blazer e calça e também com jeans.



Sapatênis


O couro utilizado para fazer o calçado dá um ar “arrumadinho” ao calçado, mas ele não deve ser considerado um sapato social, uma vez que não combina com eventos formais como casamentos ou festas de gala. Prefira usar sapatênis em eventos casuais, sem gravata, sem paletó ou camisa social. Ele é perfeito para produções básicas, no caso de um passeio no cinema, shopping, barzinho ou no dia em que você não precisa ir de gravata para o escritório.



Coturno


Por ser versátil, é possível criar diversos looks com coturno masculino. O mais utilizado é com jeans e jaqueta de couro, em uma proposta mais rock. Mas tem quem aposte no coturno para produções com referência militar, que é o caso das jaquetas bomber, camiseta básica e calças cargo.


Imagem: Pinterest


 

 

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a saber

Saiba das últimas postagens no GarimpoFIP

Instagram