Cuidados com Roupa de Tricô

02 de Agosto 2017 - Escrito por FIP - Feira da Moda

Com as temperaturas baixas, optamos por tirar as peças mais quentinhas do armário, e por isso, precisamos ficar atentos a alguns cuidados que as peças de tricô precisam ter. Por isso, separamos algumas dicas para manter sua peça bem cuidada. Vamos lá?



1 – Preparação da lavagem do tricô


O primeiro passo é escolher as peças que serão lavadas com seu tricô. Evite peças de cores diferentes para não manchar. Além disso a água deve estar em em temperatura ambiente para não encolher.



2- Como lavar seu tricô?


A melhor opção de lavagem para este tipo de peça é a mão. Você deve deixar de molho, com água e sabão líquido ou em barra. A lavagem com sabão neutro é a melhor opção pois, o sabão em pó é agressivo demais para as fibras delicadas do tricô. Com a peça do avesso, esfregue delicadamente para não criar bolinhas, enxágue e deixe de molho com amaciante.


Se você optar por lavar na máquina, use saquinhos de zíper específicos para a lavagem de roupas delicadas, e coloque a peça também do avesso dentro do saquinho, além de colocar a configuração da máquina no modo de lavagem para roupas delicadas.



3 – Como secar seu tricô?


É preciso ter um certo cuidado; não use prendedores, pois eles podem marcar, o correto é estendê-la em uma superfície horizontal. Deixe a peça escorrer  e logo em seguida esprema a roupa entre as mãos para tirar o excesso de água. Outra dica que você pode usar, é colocar a peça no meio de uma toalha branca para não manchar seu tricô, embrulhar ela e espremer, isso também ajuda a retirar a água.


Não torça seu tricô! Não coloque ele para secar em um cabide nem pendure ele no varal, pois o peso da peça molhada vai deformar o fio. Também não use a máquina de secar, pois o calor vai encolher a peça.


Não há necessidade de passar roupas de lã, mas caso precise, não encoste o ferro na peça, somente o vapor já é suficiente para tirar o amassado do fio.



4 – Como guardar seu tricô?


Para uma melhor conservação, guarde a peça em um saco de TNT preto, para que a iluminação não interfira na cor. Não deixe a peça pendurada em um cabide, pois isso modifica a modelagem. Guarde dobrado em gavetas ou prateleiras. Você pode guardar as peças com sabonetes ou flores secas, para deixar com cheiro bem agradável.



5 – Como tirar bolinhas do seu tricô?


A melhor forma, é enrolar uma fita colante na mão e nos dedos com o lado colante para fora e ir passando em cima da peça.


Com esses pequenos cuidados é possível garantir suas peças conservadas por mais tempo e manter o seu tricô bem cuidado.


E é claro que aqui na FIP, você também encontra muitas opções em tricô para renovar seu armário, como nas lojas Gizo e Pertutti. Venha conferir!


Imagens: FIP - Feira da Moda

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a saber

Saiba das últimas postagens no GarimpoFIP

Instagram